Um grupo de parlamentares peruanos apresentou nesta quarta-feira (25) uma moção que busca destituir a presidente do Peru, Dina Boluarte. De acordo com documento obtido pela agência de notícias Reuters, os parlamentares acusam a mandatária de “incapacidade moral permanente”.
A medida ocorre em meio a protestos violentos após a destituição e prisão de seu antecessor, o ex-presidente Pedro Castillo, que deixaram mais de 50 mortos e centenas de presos.
O pedido de impeachment, assinado por mais de 20 congressistas de esquerda que apoiam Castillo, precisa ser aprovada por 52 votos para que possa ser debatida no Congresso.
Pesquisa do Instituto de Estudos Peruanos aponta que 71% da população reprova a forma como Dina Boluarte conduz o governo. Apenas 19% dos cidadãos disseram que apoiam a gestão –os dados foram divulgados pelo jornal La República.
O governo peruano decretou estado de emergência em quatro províncias e três regiões do país e fechou o acesso turístico a Machu Pichu alegando motivos de segurança devido aos protestos que pedem a renúncia de Boluarte.
Os atos, que se espalham pelo país desde a destituição e prisão do ex-presidente, depois de o populista ter tentado dar um golpe de Estado, pedem a saída da presidente, a dissolução do Parlamento unicameral e a convocação imediata de eleições —Dina tenta costurar um acordo para antecipar o pleito de 2026 para 2024.
Fuente FOLHA DE S.PAULO
Discussion about this post