Entre as imagens que retratam o drama vivido por moradores de áreas de Turquia e da Síria atingidas por um forte terremoto neste segunda-feira (6) está a de um pai que segura a mão de sua filha morta entre escombros de um prédio na cidade turca de Kahramanmaras.
Mesut Hancer fica ao lado de Irmak, 15, na área próxima ao epicentro do tremor, o segundo mais forte em quase cem anos na Turquia. A cena foi registrada pelo fotógrafo Adem Altan, da agência AFP, nesta terça (7). Ao redor de pai e filha, há destroços do edifício, colchões e roupas.
Até o momento, autoridades turcas contabilizaram 4.544 mortes em consequência do terremoto. Já o regime da Síria somou ao menos 1.700 vítimas. Não se sabe quantos dos mortos no episódio, que ocorreu em uma área econômica e socialmente vulnerável, são menores de idade.
A perspectiva, no entanto, não é boa. Em Genebra, James Elder, porta-voz do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), afirmou que o tremor provavelmente causou a morte de milhares de crianças.
O sismo ocorreu durante a madrugada. Além de destruir muitos prédios residenciais, também danificou dezenas de escolas e hospitais.
Fuente FOLHA DE S.PAULO
Discussion about this post