
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou novamente a viagem à China que começaria neste fim de semana. O mandatário apresenta um quadro de pneumonia e, após avaliações médicas, teve que rever a agenda.
O adiamento já foi comunicado para as autoridades chinesas com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data.
A Presidência divulgou a seguinte nota: “O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês – unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.
Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral”.
Na sexta, o presidente havia cancelado todas as suas agendas. No entanto, após descansar pela manhã, decidiu participar de uma reunião com ministros que aconteceria no Palácio do Planalto e passou para o período da tarde, no Alvorada, residência oficial da Presidência.
Teve ainda uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para tratar da crise sobre a tramitação de MPs (medidas provisórias).
Lula procurou o hospital na quinta (23), após retornar de viagem ao Rio de Janeiro. Apresentava bastante tosse, mal-estar, sintomas gripais e pressão alta. Recebeu, então, o diagnóstico de pneunomia.
Lula havia completado uma viagem de dois dias. Na terça-feira (21) esteve na região Nordeste, onde cumpriu agendas na Paraíba e em Pernambuco. Depois, seguiu direto para o Rio de Janeiro, onde visitou no dia seguinte o complexo militar naval de Itaguaí e participou de eventos da área da cultura na região central da capital fluminense.
Fuente FOLHA DE S.PAULO