
Mais de 2.000 cabeças de carneiro mumificadas que datam da dinastia ptolomaica foram descobertas no templo de Ramsés 2° em Abydos, ao sul do Egito, anunciaram autoridades neste domingo (26).
Múmias de ovelhas, cães, cabras, vacas, gazelas e mangustos também foram exumadas por uma equipe de arqueólogos da Universidade de Nova York neste local famoso por seus templos e necrópoles, anunciou o Ministério de Antiguidades e Turismo.
Segundo o diretor do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri, estas descobertas permitirão conhecer melhor o templo de Ramsés 2° e as atividades que decorreram entre a sua construção —durante a 6ª dinastia do Antigo Império (entre 2374 e 2140 antes de Cristo)— e o período ptolomaico (323 a 30 antes de Cristo).
Para o professor Sameh Iskandar, chefe da missão norte-americana e citado no mesmo comunicado, estas cabeças de carneiro são oferendas que indicam um culto a Ramsés 2° celebrado séculos após a sua morte.
Além dos restos de animais mumificados, a equipe descobriu vestígios de um palácio com paredes de cerca de cinco metros de espessura, datado da 6ª Dinastia, bem como várias estátuas, papiros, restos de árvores centenárias, roupas e sapatos de couro.
Situado 550 quilômetros ao sul do Cairo, o local de Abidos é conhecido por seus templos, em particular o de Séti 1°, e suas necrópoles.
As autoridades egípcias anunciaram regularmente descobertas arqueológicas nos últimos tempos, qualificadas por alguns especialistas como anúncios que têm mais alcance político e econômico, não científico.
Fuente FOLHA DE S.PAULO
Discussion about this post