Moradores de Lisboa que tenham uma assinatura mensal para a utilização de transportes públicos terão direito a aproveitar gratuitamente a rede de bicicletas compartilhadas da cidade.
O sistema de bikes lisboeta, batizado como Gira, tem atualmente 146 estações e cerca de 1.600 bicicletas, a maioria elétricas: mais adequadas para encarar as muitas ladeiras da capital de Portugal.
O prefeito de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou que a integração entre os transportes públicos e as bicicletas é “um passo na descarbonização” da cidade, que tem a ambição de se tornar neutra em carbono até 2030.
O político, que faz parte do partido de centro-direita PSD, já foi alvo de críticas por parte de ciclistas por ter defendido mudanças na ciclovia de uma das vias mais importantes da cidade, a av. Almirante Reis.
Disponível apenas para quem reside em Lisboa, o serviço gratuito de bicicletas precisará de uma inscrição especial.
Jovens com até 23 anos e idosos com mais de 65 anos, que já têm direito a usar os transportes públicos da cidade sem pagar, poderão se inscrever no sistema direto pelo aplicativo.
Os demais usuários precisam solicitar o serviço em um dos postos de atendimento da EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa), que faz a gestão da rede de bicicletas. É preciso ter uma assinatura mensal válida do passe Navegante, que dá acesso ao sistema de transportes públicos da grande Lisboa.
Fuente FOLHA DE S.PAULO
Discussion about this post