O governo de Portugal lançou um concurso, aberto a pesquisadores do mundo inteiro, para conceder dez bolsas de doutorado para apoiar a reconstrução do Museu Nacional, destruído em um incêndio de grandes proporções em setembro de 2018.
Os estudantes selecionados participarão de um programa que integra a instituição brasileira e as universidades de Lisboa, de Coimbra e do Porto.
“A ideia é, entre outras coisas, ter alunos orientados por pesquisadores portugueses e brasileiros, em regime de parceria, e investir em coleta de material que possa auxiliar na recomposição das nossas coleções”, explica o diretor do museu, o paleontólogo Alexander Kellner.
O edital do concurso destaca algumas das principais áreas de pesquisa desejadas, como museologia, com foco em abordagens inovadoras para exposições e comunicação de ciência, geo e paleodiversidade, com ênfase na valorização de dados e de acervos, e também os estudos de coleções científicas sob diferentes perspectivas.
O diretor do Museu Nacional exaltou a parceria com o governo luso e destacou a complexidade do projeto. “Foi um trabalho extremamente difícil e inédito, com um enorme potencial.”
As inscrições estão abertas até 16 de junho pela plataforma Euraxess.
Fuente FOLHA DE S.PAULO
Discussion about this post