Uma câmera presa ao painel de um carro capturou o momento em que destroços de um míssil caem tangenciando a lateral esquerda de um carro que circulava em Kiev, capital da Ucrânia castigada pela guerra desde fevereiro do ano passado, quando a Rússia invadiu a nação vizinha.
O carro aparentemente é danificado e desaparece na fumaça, enquanto os outros automóveis que estão na pista aceleram para sair do local. Segundo a agência de notícias Reuters, a cena foi gravada no final da manhã da última segunda-feira (29), dia em que a Rússia voltou a lançar mísseis e drones contra a capital após ser alvo de ataques em seu território.
“Depois de ataques noturnos, a Rússia agora quer atingir regiões pacíficas de Kiev durante o dia, quando a maioria dos moradores está trabalhando e fora de casa”, disse naquele dia Serhii Popko, chefe da administração militar de Kiev. “Com esses bombardeios constantes, os russos tentam manter a população em profunda tensão psicológica.”
Militares ucranianos disseram ter destruído todos os 11 mísseis usados pela Rússia na segunda, enquanto moradores buscavam abrigo em estações de metrô. A ofensiva é feita antes de um esperado contra-ataque da Ucrânia com armas ocidentais. Na véspera, dia em que os ucranianos celebraram a efeméride da fundação de Kiev, um homem de 41 anos morreu durante um ataque com drones.
As agressões na capital continuam na madrugada desta quinta-feira (1º), noite de quarta (31) no Brasil. Um ataque aéreo em Kiev matou três pessoas, incluindo duas crianças, e feriu 14, informaram autoridades da cidade.
Segundo a administração militar, o 18º ataque na capital neste mês atingiu a região de Desnianskii, na periferia leste da cidade, e o distrito de Dniprovkskii, mais perto do centro.
O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que nove pessoas precisaram de tratamento hospitalar e que uma clínica médica foi danificada —fotos publicadas no site da prefeitura mostram janelas da instituição de saúde e de prédios próximos quebradas.
Já fotos publicadas nas redes sociais mostram equipes de resgate atendendo moradores em prédios, com materiais de construção quebrados espalhados pela rua. As equipes de emergência precisaram agir para apagar os incêndios causados pela queda de destroços nos locais dos ataques. As autoridades acionaram o alerta de ataque aéreo em Kiev e na maior parte do leste da Ucrânia por cerca de uma hora.
Fuente FOLHA DE S.PAULO
Discussion about this post